Pila – Origem do termo

A origem do sinônimo “PILA” para dinheiro.

“O termo pila vem de Pilla, que foi um político Raul Pilla, secretário da agricultura do RS em 1936, que segundo consta, em determinada eleição distribuía metade da nota de dinheiro para os eleitores que estavam prestes a votar, na promessa de entregar a outra metade se fosse eleito. Os cabos eleitorais entregavam a metade da nota dizendo o nome do canditato “Pilla”… e este termo para dinheiro chamado de “Pila” foi rapidamente assimilado pelos populares, espalhando-se como sinônimo de “dinheiro”, inclusive em (SC) e depois pelo resto do Brasil, já que muitos gaúchos com o passar do tempo migraram para outros estados do país.”

Fonte: Irmão Elvo Clemente, pró-reitor da PUC-RS, poeta, escritor, membro da Academia Rio Grandense de Letras – Brasil.

Você também pode querer ver...

5 Responses

  1. Exelente! não conseguia encontrar explicação para o têrmo “Pila” para dinheiro. Sabia que tinha surgido no Estado Gaúcho, por um sugeito que “comprava” votos.

  2. nadilva emer disse:

    Concordo com o Nei Carlos da silva… só que eu nao sabia que o autor era gaucho; Já ouvi de tudo de politico, mas esta eu achei demais!

  3. Roberto Fontes disse:

    Cuidado com aquilo que se diz sem base histórica. Nem todo mundo é ladrão e já tivemos politicos sérios.
    A palavra Pila como moeda, provém do político do Partido Libertador do Rio Grande do Sul , Raul Pilla. Este político e seu partido apoiaram a Revolução Constitucionalista, contra Getúlio Vargas. Como esta revolta foi mais intensa em São Paulo, e teve pouco respaldo no seu estado, ele exilou-se no Uruguai, saido sem levar nenhum dinheiro. Seus partidários, para ajudar no seu sustento, passaram a cotizar-se vendendo bônus com valor de face, que logo passaram a ser negociados, por um breve tempo, como dinheiro entre os seus partidários

  4. Andrea disse:

    Que horror eu usava o termo e nao tinha noção que tinha sua origem num ato descarado de corrupção. Vou evitar usar.

  5. Sendo bem sinceros, caberia melhor ai a palavra barulho mesmo. A origem desta nao esta muito bem definida; querem uns que venha de marulho , o ruido que o mar faz. De qualquer modo, e um som igualmente caotico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>