Diretores da Mais Ativos explicam quando é melhor viajar por conta, excursão ou pacote

O planejamento de uma viagem inclui algumas tarefas importantes e, entre elas, está a escolha de como fazer o passeio. Montar o esquema por conta própria ou adquirir um pacote pronto? Comprar as passagens e fazer as reservas diretamente ou via uma agência?

Para tirar estas e outras dúvidas de quem vai viajar, especialmente para o exterior, os educadores financeiros Álvaro Modernell e Newton Machado escreveram o livro Passaporte para viajar mai$. A obra da editora Mais Ativos traz uma série de dicas, inclusive para a parte do planejamento.

“Decidir o formato da viagem está associado a três fatores determinantes: custos, experiências e expectativas. É preciso ponderar esses aspectos, os benefícios e a disposição existente”, diz Modernell.

Machado recomenda fazer uma pesquisa na internet e visitar pelo menos uma agência de viagens. “Tomando por base as informações iniciais, a estimativa de custos, riscos, vantagens e desvantagens de cada alternativa, fica mais fácil direcionar os passos seguintes.”

Características de cada opção:

Viajar por conta própria: Proporciona liberdade e flexibilidade de roteiro, data e passeios. “É o estilo preferido por viajantes experientes e por jovens que viajam sozinhos”, lembra Modernell. Ao mesmo tempo em que é possível aproveitar preços promocionais, pode-se deparar com escassez, falta de lugar ou preços exorbitantes.

“As surpresas, boas e ruins, marcam presença com mais frequência. É mais indicada para quem já viajou muito, domina idiomas e tem bons conhecimentos gerais, além de certo grau de tolerância e flexibilidade para mudanças de última hora.”

Excursão: É o meio de viagens mais previsível, com limitações de escolha e programação rígida. É o mais escolhido por quem não tem experiência ou jogo de cintura para resolver problemas e situações típicas no exterior.

“Há quem goste da oportunidade de convívio com outras pessoas. Outros acham que esse é o maior risco, pois ninguém sabe se no grupo vai encontrar pessoas agradáveis e interessantes ou um chato com quem precisará conviver durante toda a viagem”, explica Machado.

Pacotes turísticos: É a opção mais escolhida pela maioria. Combina características das viagens independentes, pois cada um pode contratar apenas o que deseja, com as facilidades de ter reservas e datas previamente definidas. Os custos também são mais flexíveis.

“Geralmente, é possível combinar uma parte da viagem como pacote, com dias e roteiros definidos, e estender com total flexibilidade, buscando interesses particulares. Há, ainda, a vantagem de assessoria profissional, além da possibilidade de pagamento parcelado, em reais”, afirma Modernell.

Ficha técnica:

Livro: Passaporte para viajar mai$
Autores: Álvaro Modernell e Newton Machado
Editora: Mais Ativos
ISBN: 978-85-66033-10-6
Valor: R$ 36,00 (compre com desconto aqui!)
Formato: 14 x 21 cm
100 páginas

Sobre a Mais Ativos

A Mais Ativos Educação Financeira apresentou-se ao mercado com experiência acumulada de mais de 20 anos, decorrentes das trajetórias e conhecimentos de seus sócios e colaboradores nas áreas de finanças, educação, pedagogia, psicologia e administração, com destaque para a educação financeira.

A empresa realiza palestras, desenvolve material institucional, publicações, atividades promocionais e comunitárias, oficinas, consultorias, desenvolvimento de projetos corporativos, além de outras atividades.

A Mais Ativos está preparada para desenvolver, assessorar e implementar projetos em diferentes níveis e portes. Atende empresas, instituições, escolas, cooperativas, entidades de classe, ONGs, órgãos governamentais e quaisquer organizações que queiram levar educação e orientação financeira a seus colaboradores, parceiros ou à comunidade em geral.

 

Você também pode querer ver...

2 Responses

  1. marcia disse:

    Muito bom o livro!
    Dicas ótimas!
    Vale a pena, a meninada precisa ler!

  2. Quando vou pela primeira vez opto por pacote turístico, por não conhecer o local, acho mais interessante ir assim. Porem nas próximas visitas gosto de ir por conta própria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>